Como fazer Gestão e alavancar a performance do seu time.

Orientações e dicas práticas para ter sucesso em dar feedback ao seu time e entregar resultados:

Por Renata Morais

Construindo Resultados

Um dos desafios para uma gestão ser bem sucedida é a definição de um objetivo a ser alcançado em um determinado espaço de tempo. Na prática isso significa estabelecer estratégias de ação, à partir do cliente; definir objetivos estratégicos; indicadores que vão mostrar a evolução das ações e as tão famosas metas. Depois de traçado o caminho, é vital que haja o acompanhamento do time.

Nesse processo de acompanhamento das pessoas, muitos líderes caem na armadilha de se deterem apenas nos números: acompanham os resultados e verificam incansavelmente os dados. Não que isso não seja importante, pelo contrário, é essencial. Afinal “quem não mede não gerencia”. Mas, para que um profissional tenha uma boa performance e entregue os números há algo que precisa acontecer – o desenvolvimento de habilidades. Isso significa ter a capacidade de colocar em prática as ações que precisam ser executadas para alcançar o número. As habilidades precisam estar definidas e alinhadas com as entregas necessárias do profissional; precisam ser treinadas e acompanhadas pelo líder.

No processo de gestão é essencial fazer o follow-up com o time para checar o desenvolvimento, desempenho e traçar estratégias para superar os desafios diários. E para que isso aconteça é importante fazer reuniões. .Muitas empresas realizam a técnica do on to on e já comprovam a relação entre desempenho alto e a prática dessas reuniões. Abaixo damos algumas dicas de ações para apoiar líderes a fazerem reuniões 1 x 1, serem efetivos na gestão e acompanhamento do seu time. e ter sucesso no feedback.

Aprenda a fazer uma reunião 1 x 1

COMO SÃO CHAMADOS?

Esses modelos de reuniões são bastante utilizados pelos gestores e são conhecidos no mercado como: one-to-one, 1-a-1, 1:1

O QUE SÃO?

Reuniões periódicas entre gestores e liderados. Em algumas empresas essa ferramenta vem assumindo um papel tão importante que estão substituindo as avalições de desempenho anuais.

POR QUE ELES SÃO IMPORTANTES?

  • Fortalecem a cultura da organização, o fluxo de comunicação e informação.
  • Desenvolvem pessoas com o momento para o feedback, conversar e mostrar o que está no caminho certo e o que precisa ser corrigido.
  • Conectam o time com o plano traçado.
  • Engajam as pessoas promovendo a escuta, a atenção e cuidado.
  • Momento de cultivar o senso de propósito e engajamento. Como e porque o trabalho é importante para outras pessoas? Quais impactos estão promovendo?

DICAS?

  • Mantenha a frequência: sustentar um trabalho é o que faz com ele seja bem sucedido.
  • Prepare-se com antecedência: saiba antes quais assuntos serão abordados, quanto tempo você pode gastar, qual local e meio vai usar, quais os objetivos você precisa alcançar com a conversa.
  • Faça seu checkpoint: ao final da reunião verifique se você alcançou o objetivo e já deixe programado o próximo encontro.
  • Programe sua conduta: tenha atenção, calma, objetividade e cuidado. Faça o que precisa ser feito de forma reta, cuidadosa e honesta.

Antes

o que o líder precisa fazer para se preparar PARA AS REUNIÕES COM SEU TIME:

  • Abra espaço na sua agende e defina uma periodicidade. Também marque com o liderado e informe o objetivo da reunião
  • Se prepare para a conversa
  • Anote exemplos de que ajudem no desenvolvimento das habilidades necessárias
  • Seja prático e simples
  • Imagine os desafios que você vai encontrar ao abordar as questões (perguntas, insatisfações, objeções que vai escutar) e prepare-se para argumentar, esclarecer e promover mudanças no mindset do liderado
  • Prepare-se mentalmente.
  • Esteja calmo e seguro.
  • Planeje um local reservado
  • Pare antes e respire!!! Siga em frente.

Durante

o que o líder precisa fazer DURANTE A CONVERSA:

  • Seja educado, calmo e seguro. Pratique o rapport. A responsabilidade de manter um clima saudável é sua.
  • Abra a conversa explicando o objetivo da reunião e o tempo reservado.
  • Deixe muito claro quais os benefícios e ganhos desse trabalho para as partes envolvidas. E suas intenções positivas.
  • Mostre os dados, explique as divergências e fale sobre suas considerações e exemplos práticos
  • Deixe-o falar e ouça com atenção.
  • Conduza a reunião – combine antes que você vai falar e apresentar os resultados e depois vai abrir espaço para que ele fale.
  • Lembre-se de expor as forças e pontos positivos dos profissionais.
  • Eleja junto com o liderado um foco de atuação, uma habilidade para ser desenvolvida.
  • Eleja algumas ações que precisam acontecer e que vão ajudá-lo no desenvolvimento dessa habilidade (essas ações são as do PDI – plano de desenvolvimento individual).
  • Terminar a reunião com uma energia boa
  • Faça registos da conversa.
  • Atenha-se ao objetivo e não perca o foco

Depois

o que o líder precisa fazer APÓS A CONVERSA:

  • Ao sair da reunião cheque seu estado mental. Como você está se sentindo?
  • Use o que você acertou e conserte o que errou para a próxima reunião. Assim você se fortalece e produz melhor.
  • Evolução e aprendizado precisam ser sistematizados
  • Reconheça que dar feedback é um dos principais papeis do líder e é uma forma de ajudar as pessoas.
  • Registre os dados e complete as anotações com os pensamentos que vão surgir depois.
  • Faça contato depois para conversar e checar como o profissional está.
  • Estabeleça uma rotina para falar do PDI.
  • Converse com seu gerente sobre seus desafios e superações.

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